AEROESPACIAL

Centro Aeroespacial deve ser implantado na Base Aérea de Salvador

A assinatura do protocolo de cooperação entre o Ministério da Defesa, Governo da Bahia e o Senai-Cimatec, ocorreu no dia 31/10
Publicada em: 07/11/2023 18:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

O Ministério da Defesa, Governo da Bahia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai-Cimatec) firmaram parceria, no dia 31/10, com o objetivo de realizar estudos preliminares para a implantação de um Centro Aeroespacial na Base Aérea de Salvador (BASV).

A cerimônia foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, acompanhado do Ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa dos Santos, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, do Chefe Substituto do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército José Eduardo Pereira, do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza, do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa, do Presidente da Federação das Indústrias da Bahia, Carlos Henrique Passos, e do Diretor-Geral do Senai-Cimatec, Leone Peter Correia da Silva Andrade, entre outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, o Ministro da Defesa destacou sobre a importância da parceria. “O Estado da Bahia é o berço da criação do renomado Instituto. A forte evolução do Senai tem contribuído em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Mais uma vez, são as Forças Armadas gerando oportunidades e esperanças para a população”, salientou.

Para o Comandante da Aeronáutica, o acordo é um importante passo rumo à inovação tecnológica na região nordeste do país. “Ao firmarmos hoje este convênio entre o Centro de Inovação Tecnológica de capacidade mundialmente reconhecido, que é o Senai-Cimatec, e a Base Aérea de Salvador, com vistas à implementação, no estado da Bahia, do que poderá vir a ser o segundo polo aeronáutico brasileiro, temos a certeza de que testemunhamos mais um histórico passo a inaugurar novos tempos na indústria de tecnologia aeroespacial do país”, informou.

Conforme o Diretor-Geral do Senai-Cimatec, o novo campus em Salvador ajudará no crescimento do Brasil. “Esse é um momento muito importante, porque é o passo inicial de um projeto altamente estratégico para o estado da Bahia e para o país como um todo, que é intensificar, fortalecer a nossa Base e a indústria aeroespacial de uma forma geral”, disse.

Sobre o SENAI-CIMATEC

O Senai-Cimatec é um dos mais avançados centros de tecnologia e inovação do Brasil, dedicado à pesquisa e soluções para a indústria. Com sede em Salvador e uma equipe multidisciplinar de mais de 1000 colaboradores, a instituição privada, sem fins lucrativos, possui expertise em 44 áreas tecnológicas.

O projeto integra uma Escola Técnica, um Centro Universitário e um Centro Tecnológico, que atuam em conjunto e de forma sinérgica. Fundada em 2002, a instituição é responsável por projetos de destaque global, como o desenvolvimento do primeiro robô submarino autônomo para inspeções em águas profundas. Além da sede em Salvador, o Senai-Cimatec opera o complexo industrial Cimatec Park em Camaçari e os recém-lançados campi Cimatec Sertão e Cimatec Mar. A instituição colabora ativamente com empresas, instituições e universidades para impulsionar a competitividade da indústria brasileira.

Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER 

 

imagens/original/46510/231031MON1651Monica_Rodrigues.jpg
imagens/original/46510/231031MON1667Monica_Rodrigues.jpg
imagens/original/46510/231031MON1709Monica_Rodrigues.jpg
imagens/original/46510/231031MON1719Monica_Rodrigues.jpg